21/07/2019 - 19:30

Zabelê está entre os dez municípios com melhor índice de transparência pública



O município de Zabelê, no Cariri paraibano, aparece entre os dez municípios com melhor índice de transparência pública no estado, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Já na região, Zabelê surge com a melhor pontuação.
A informação é da plataforma Turmalina do TCE-PB, que pontua a transparência dos municípios no estado. A plataforma faz o cálculo por meio de pontos. Para isso, são utilizados critérios como previsão de receitas, gastos com obras, funcionários, contratos, licitações, atualização de dados no site oficial de cada prefeitura, entre outros. As categorias totalizam 880 pontos.
A Lei da Transparência Pública número 131/2009 é um direito previsto no artigo 5° da Constituição Federal e exige que a União, Estados e Municípios disponibilizem, em meio eletrônico, informações sobre  atuação, execução orçamentária e financeira. Todos os dados estão disponíveis no site http://turmalina.tce.pb.gov.br/.
Confira as 10 cidades mais transparentes do estado: Vista Serrana, Várzea, João Pessoa, Campina Grande, Malta, São José do Bonfim, Capim, Riacho de Santo Antônio, São Mamede e Zabelê.

Sopb com blogzabeleligado