14/05/2019 - 14:53

Vereador Bruno Farias faz apelo para que a praia do Cabo Branco seja preservada



O vereador Bruno Farias trouxe à Câmara Municipal de João Pessoa, nesta terça-feira (14), uma denúncia que recebeu de moradores da praia do Cabo Branco contrariados com a negligência, omissão e a permissividade do poder público municipal.
Para além da precarização de serviços elementares como a poda das árvores e a limpeza da vegetação, o vereador testemunhou, ao chegar no local, que é uma área de preservação permanente, um grave dano ambiental que é a falta de balneabilidade da área com o despejo do esgoto no mar, causando um mau cheiro terrível.
“A praia do Cabo Branco é um dos cartões postais mais visitados de nossa cidade, uma das praias urbanas mais belas do País. O Poder Público não pode se omitir. É necessário que haja uma ação urgente, envolvendo as três esferas (IBAMA, SUDEMA e SEMAM) para tentar debelar esse grave dano ambiental”, constatou Bruno.
O parlamentar verificou ainda um grave problema social. Trata-se da instalação de barracas, que são verdadeiras moradias, na faixa de areia da praia do Cabo Branco. “Pessoas, possivelmente sem teto, estão residindo na faixa de areia numa situação subumana, perto do esgoto, com insetos que podem causar prejuízos à saúde”.
Segundo Bruno, é preciso uma ação urgente e intersetorial da PMJP, através da Secretária de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Habitação, enquanto ainda é possível para remediar esse problema, oferecendo dignidade a essas pessoas através de uma moradia cidadã. “Faço um apelo às autoridades para que esse problema seja solucionado enquanto a ocupação da faixa de areia ainda é relativamente pequena, preservando, assim, um dos locais mais bonitos de João Pessoa”.