15/06/2020 - 12:29

Veja as dez atividades que voltam a funcionar nesta segunda-feira em João Pessoa



Construção civil, concessionárias, revendas de veículos e locadoras, além de empresas de assistência técnica, já podem funcionar com 100% da capacidade na Capital a partir desta segunda-feira (15), seguindo as regras de prevenção ao Coronavírus. É o que prevê Plano Estratégico de Flexibilização, elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e que contempla um total de dez atividades nesta primeira fase.

Algumas dessas atividades, no entanto, ainda estão condicionadas a limite de capacidade, como as religiosas, que podem funcionar com 30%. Salões de beleza, barbearia e serviços de estética, que só podem atender por hora marcada e sem fila. Já estabelecimentos de varejo, shoppings centers e centros comerciais podem funcionar no sistema de delivery e drive thru. O início do Plano também encerra o isolamento social rígido, com retirada dos pontos de fiscalização.

A Prefeitura de João Pessoa justificou a decisão de flexibilizar as atividades a partir de indicadores de saúde, como a queda na taxa de transmissão de casos, redução na ocupação de leitos de UTI, diminuição na pressão hospitalar nas UPAs e redução no número de mortes provocadas pela Covid-19. A recomendação para que as pessoas continuem em casa e só saiam em caso de necessidade, permanece.

Com relação a outras atividades que não foram contempladas nesta primeira etapa do Plano Estratégico de Flexibilização, como transporte público, esporte profissional, serviços públicos não essenciais, escritórios de profissionais liberiais, aulas presenciais, academias de ginástica, museus, cinemas, teatros, além de feiras livres, ambulantes, praias, parques e praças – estes dependem de novos protocolos para serem incluídos nas próximas etapas. O Plano está organizado em quatro fases.

Secom JP