15/04/2020 - 18:21

UPAs Cruz das Armas e Valentina testam casos suspeitos de covid-19 com quadro moderado ou grave



As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Augusto Almeida Filho, localizada no bairro de Cruz das Armas, e a Célio Pires de Sá, no bairro do Valentina, estão atendendo exclusivamente pacientes considerados como casos suspeitos da Covid-19, com síndrome gripal e sintomas como febre, dispnéia (cansaço respiratório) e dor de garganta.

Segundo Najara Rodrigues, diretora-geral da UPA do Valentina, apenas se o paciente ficar em observação e apresentar um quadro suspeito moderado ou grave, será submetido ao teste para detecção da Covid-19. “O paciente deve procurar as UPAs de Cruz das Armas ou do Valentina se apresentar sintomas de febre, tosse, dispneia, dor de garganta ou possível dor de cabeça”, orientou.

Nessas duas unidades estarão sendo atendidos exclusivamente adultos residentes em João Pessoa. Já a referência para atendimento infantil é o Hospital Municipal do Valentina. As unidades localizadas nos bairros dos Bancários (UPA-E Dr. Lindbergh Farias) e em Manaíra (UPA Oceania) continuam atendendo normalmente casos de outras doenças.

De acordo com o secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, a medida visa fortalecer a biossegurança dos profissionais e pacientes e, dessa forma, evitar infecções cruzadas dentro do serviço. “Com essa medida, reforçamos nossa rede de combate ao novo coronavírus e ajudamos na proteção dos pacientes e dos nossos profissionais que vão cuidar exclusivamente de um tipo de infecção”, explica.

Central de Orientação – Antes de procurar qualquer Unidade de Pronto Atendimento, a recomendação é ligar para a Central de Orientação para prevenção ao coronavírus por meio do telefone 3218-9214, na qual médicos estão de plantão, prestando esclarecimentos à população que apresentar os sintomas e síndromes gripais. O serviço funciona 24h.

Encaminhamentos – Os casos atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e Corpo de Bombeiros (193) passarão a ser encaminhados para o Hospital São Luiz, em Jaguaribe, que dispõe de 40 leitos para tratar de casos considerados moderados da Covid-19, fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Secom-JP