05/02/2019 - 15:39

Unidade Básica de Saúde de Mata da Chica, na zona rural de Conde é entregue à população completamente reformada e ampliada.



Os moradores de moradoras de Mata da Chica, na zona rural de Conde receberam na tarde desta segunda-feira (04), a Unidade Básica de Saúde da região, completamente reformada e ampliada. A obra que deveria ter sido entregue no ano de 2016, foi retomada na gestão da Prefeita Márcia Lucena e concluída com recursos próprios. A Unidade atende mais de 2 mil pessoas, que diariamente procuram atendimento médico, odontológico, exames laboratoriais, entre outras atividades
Para que a obra fosse retomada e pudesse ser concluída, a Prefeitura investiu R$ 28.966,16, vindos de recursos próprios, para fortalecer os atendimentos de atenção básica, como a promoção e proteção da saúde, atendimento odontológico, consultas médicas e atendimentos especializados (pré-natal, hiperdia, etc.), além de oferecer mais conforto para profissionais que estão sempre prontos para atender à população.
“Como é bom poder fazer a entrega desta obra a população de Conde. Quando assumimos a gestão, em 2017, encontramos esta obra parada e com o recurso já vencido, como aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Centro. Até chegar a este resultado, foram muitas lutas, para que encontrássemos tudo que fosse relacionado a este convênio e com a organização da cidade, o equilíbrio das contas da prefeitura, pudemos utilizar recursos próprios para concluirmos esta obra e estamos aqui, entregando a comunidade de Mata da Chica, um novo espaço, amplo, arejado, estruturado e adaptado para todos e todas que utilizam os serviços oferecidos pela unidade”, disse a prefeita Márcia Lucena
A secretária de saúde, Renata Martins, comemora a entrega da Unidade aos moradores de Mata da Chica. “É muito importante poder fazer parte de momentos como este. Hoje o Conde tem uma gestão transparente, a população tem acesso a informação e interage com o trabalho realizado pela prefeita Márcia Lucena. A saúde está cada vez melhor, com diversas especialidades médicas, atendimento odontológico, médicos em todas as Unidades Básicas de Saúde, exames laboratoriais. A população que é acolhida na UBS Mata da Chica conta com um novo espaço e os profissionais desta unidade, melhores condições para desenvolverem seu trabalho”, destacou a secretária. “Estamos diante de tanta felicidade que nos faltam palavras. Como é bom ver a concretização de um espaço tão desejado, não apenas pela população, mas pelos profissionais, que mesmo diante das dificuldades, estavam ali desenvolvendo seu trabalho e agora podem contar com um espaço amplo e confortável. Isso é respeito ao dinheiro público e a população”, afirmou.
O Presidente da Associação da Comunidade, Genil, acompanhou a inauguração e ressaltou sua alegria em ver a UBS pronta. “Toda a comunidade agradece por este empenho. Mata da Chica tem um local onde a população é bem atendida, bem acolhida. Parabéns a gestão da prefeita Márcia por ter realizado este trabalho tão importante para a nossa comunidade”, ressaltou.
Foram realizados na UBS, os serviços de alvenaria, revestimentos de paredes e pisos, substituição de portas e fechaduras, instalação de bancadas de granitos, revisão e atualização nas instalações elétricas, serviços de pintura e instalação de forro em PVC.A Unidade Básica de Saúde de Mata da Chica, funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h.