27/08/2020 - 11:36

Sistemas da UFPB voltam a funcionar nesta quinta-feira



Os sistemas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) voltarão a funcionar nesta quinta-feira (27), depois de terem sido suspensos nesta quarta (26), para garantir a segurança da consulta online para escolha dos novos reitor e vice-reitor da federal paraibana, para mandato de quatro anos.

De acordo com a comissão da UFPB que organiza a consulta on-line, presidida pelo professor Ângelo Melo, as atividades do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), do Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Recursos Humanos (Sigrh), do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) e do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), foram interrompidas para prevenir ataque hacker.

As professoras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, candidatas aos cargos de reitora e de vice-reitora respectivamente, pela Chapa 2, denominada “Inovação com inclusão”, venceram a consulta on-line da federal paraibana com soma ponderada e normalizada de 964,518. 

A Chapa 1 –  “UFPB em primeiro lugar”, encabeçada pelos professores Isac Almeida de Medeiros (reitor) e Regina Celi Mendes Pereira da Silva, obteve soma ponderada e normalizada de 920,013. Já a Chapa 3 –  “Orgulho de ser UFPB” , liderada pelos docentes Valdiney Veloso Gouveia e Liana Filgueira Albuquerque, teve soma ponderada e normalizada de 106,496. 

De acordo com o boletim de apuração, participaram da consulta on-line 2.341 docentes, 2.466 técnico-administrativos e 9.796 estudantes. O percentual de votação final de cada candidatura foi obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, sendo o peso de 15% para discentes, 15% para técnico-administrativos e 70 para docentes. 

Esta foi a primeira consulta on-line à comunidade acadêmica, devido à pandemia do novo coronavírus. A votação, em um único turno, teve início às 7h desta quarta-feira (26) e foi concluída às 22h. 

O resultado da consulta será homologado em 3 de setembro, pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPB. A lista tríplice, com os três primeiros nomes mais votados para cada cargo, será enviada para o Ministério da Educação (MEC) até 11 de setembro. Tradicionalmente, a pasta nomeia os nomes mais votados pela comunidade universitária para cada cargo. 

Ascom UFPB