05/03/2020 - 21:07

Secretário de Saúde de João Pessoa presta contas à CMJP, referente ao 3º quadrimestre de 2019



 
 O secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, realizou nesta quinta-feira (5), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a prestação de contas da pasta referente ao último quadrimestre de 2019. A apresentação do relatório de investimentos e ações atende à Lei Complementar n° 141/2012 e já faz parte do calendário de atividades da Secretaria de Saúde.


Durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro foram aplicados na área de Saúde um total de R$260.734.406,57, sendo R$ 97.698.535,77 em recursos próprios da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O valor do investimento equivale a 19,55% da receita arrecadada pela PMJP, percentual maior do que determina a lei complementar que pelo menos 15% da receita total sejam aplicados em ações e serviços públicos de saúde.


Para o secretário de Saúde da Capital, realizar a apresentação do relatório no plenário da CMJP reforça o respeito e a seriedade para com a casa, com a população e com a lei. “Prestar contas dos nossos investimentos e ações aqui na Câmara Municipal de João Pessoa já faz parte do nosso calendário administrativo, pois é onde reafirmamos nosso comprometimento com transparência em prestar contas com a sociedade sobre os nossos atos de gestão. Realizamos essa prestação de contas não apenas por um dever legal, mas uma convicção nossa enquanto gestão sobre a importância e necessidade desse ato para todos”, reforça Adalberto Fulgêncio.


Durante a apresentação, o secretário destacou os serviços oferecidos a população pela rede municipal de saúde, assim como sua produção. Ao todo são 382 serviços, sendo 245 na atenção primária, 36 na atenção secundária, quatro na atenção hospitalar, cinco na atenção pré-hospitalar e 95 serviços conveniados.


Nesses quatro meses, só na Atenção Básica foram realizados quase 185 mil atendimentos médicos, mais de 119 mil atendimentos de enfermagem e mais de 78 atendimentos odontológicos. Já na Atenção Especializada, foram realizados mais de 197 mil atendimentos, 10 mil cirurgias e cerca de 1,2 milhões de exames especializados. Neste mesmo período, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) somaram mais de 620 mil atendimentos.


Secom-JP