10/07/2019 - 11:39

Secretária de Saúde de Conde participa do Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em Brasília



Entre os dias 02 e 05 julho, aconteceu em Brasília, o Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A Secretária de Saúde, Renata Martins Domingos, representou o Conde neste evento que contou com a participação de aproximadamente 1500 secretários de saúde de todo o país. Foram mais de 5000 pessoas que participaram do Congresso.
Na oportunidade foram discutidos temas afetos à Saúde, como financiamento, a atenção básica como porta de entrada do Sistema Único de Saúde, a necessidade de revisão do Pacto Federativo com o fortalecimento do poder dos Municípios como formuladores de políticas públicas, além da divulgação e premiação de experiências exitosas do SUS.
A Secretária de Saúde Renata Martins, destaca que "o congresso é um espaço privilegiado de discussão das virtudes e fragilidades do Sistema Único de Saúde, e nesse sentido, uma forma de valorizar e fortalecer sua importância para o acesso à saúde da população. É muito rico conhecer experiências de outras cidades, que demonstram o quanto os gestores são criativos e inovadores no atendimento aos usuários, demonstrando o comprometimento nacional com o atendimento da grande demanda."
Durante sua estada em Brasília, Renata participou de reuniões com a área técnica do Ministério da Saúde a respeito das ações de combate e prevenção da malária, bem como a habilitação da Ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), cujo financiamento/custeio ainda é recebido por João Pessoa.