20/06/2019 - 11:21

Secretaria de Saúde de Conde entrega mosquiteiros e repelentes aos usuários e usuárias das UBS Jacumã e Carapibus



A Prefeitura de Conde por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (19), a entrega de mosquiteiros e repelentes nas regiões de Jacumã e Carapibus. A ação faz parte de cuidados preventivos no combate à malária. O município registrou 12 casos da doença que é causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles.
A entrega dos materiais foi direcionada para as pessoas que são beneficiadas de programas do Governo Federal, como o Bolsa Família, pessoas em situação de vulnerabilidade social, gestantes, puérperas, acamados e pessoas com deficiência que são atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde Jacumã e Carapibus. Nesta ação foram entregues 900 mosquiteiros e mais de 300 repelentes.
A Secretaria de Saúde Renata Martins reforça os cuidados e precauções que a população deve ter, destacando que ao primeiro sinal de febre, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou o Pronto Atendimento (Policlínica), no Centro de Conde. “Esta é uma luta onde é necessária a contribuição de todos e todas. Todas as nossas esquipes estão capacitadas para fazer os testes rápidos ou de gota espessa e no caso de resultado positivo, o município de Conde oferece a medicação necessária para que o paciente possa iniciar o tratamento mais rápido possível”, disse.
A Secretária ressaltou que é de fundamental importância que as pessoas não se automediquem e que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), estão trabalhando diariamente na busca ativa de possíveis focos para desenvolvimento do mosquito, nos locais considerados como “áreas quentes”, ou seja, nas regiões onde pessoas tiveram a doença, como também na busca de pacientes com sintomas suspeitos e realizando os testes necessários.
Durante os dias de festejos juninos no centro da cidade e também nas comunidades, as equipes estarão de plantão no Pronto Atendimento Caso as pessoas tenham dúvidas ou estejam com algum sintoma, podem entrar em contato no telefone (83) 98187-6740.
 
Também continuam sendo realizados os serviços do carro fumacê, a borrifação intradomiciliar, além da distribuição de material informativo para a população. O material entregue a população nesta quarta-feira, também serve como prevenção para outras doenças, como a dengue zyka e chicungunya.