13/04/2020 - 20:15

Secretaria de Saúde da Capital reforça a necessidade do isolamento social



Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de (SMS) reforça o alerta sobre a necessidade de isolamento social em cumprimento ao Decreto Municipal, publicado em março pelo prefeito Luciano Cartaxo, que reconhece o estado de calamidade pública e suspende o atendimento ao público no comércio e serviços não essenciais.        

O decreto assegura o fechamento de shoppings, cinemas, academias, salões de beleza, casas de shows, parques de diversões, bares e restaurantes. A medida também prevê a suspensão temporária de congressos e exposições, além do funcionamento de clubes sociais.

Segundo o gerente da Vigilância Epidemiológica, Daniel Batista, as medidas decretadas pelo prefeito têm a intenção de evitar a disseminação da Covid-19 na capital paraibana e seguem o exemplo de cidades que já conseguiram reduzir o impacto do coronavírus. “Nesse momento, as evidências científicas claramente nos apontam que é importante a manutenção das medidas restritivas para contingenciar o número de casos de Covid-19”, reforça.

Em João Pessoa foram notificados 694 casos, sendo 85 confirmados, 36 recuperados, 8 óbitos, 437 descartados, 42 hospitalizados e 8 internados com Síndrome Respiratória Aguda (SRA).

Reforço na rede de saúde – A Prefeitura de João Pessoa ampliou o número de leitos no Hospital Santa Isabel, referência municipal no enfrentamento do vírus para adultos, e no Hospital Infantil do Valentina, voltado para crianças e adolescentes. O encaminhamento de pacientes vem sendo feito por meio da Central de Orientações (3218.9214), com atendimento realizado por médicos em regime de plantão.

Acompanhamento – A SMS disponibiliza uma plataforma online para monitoramento dos casos da Covid-19 em João Pessoa, através do link:
https://experience.arcgis.com/experience/d76ba516389d4e83b9a778d266cac5c1/

No estado – Na Paraíba, dos 110 casos confirmados até este domingo, 12 de abril, 43 já se recuperaram, 13 foram a óbito e 07 estão hospitalizados, 3 deles em leitos de UTI. Os demais se recuperam em isolamento domiciliar acompanhado pelas secretarias municipais de saúde.

No país –O Brasil registra 22.169 casos confirmados de Coronavírus e 1.223 mortes, segundo o Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas foram 1.442 novas confirmações. O número de óbitos também aumentou, agora são 1.223, representando uma taxa de letalidade da doença no Brasil de 5,5%. Os números estão consolidados com as informações que foram repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde até às 14h deste domingo (12).

Secom-JP