13/04/2020 - 11:34

Psicóloga dá dicas para manter equilíbrio emocional e produtividade durante pandemia



Nesta turbulência pela qual o mundo está passando, em função da pandemia do Coronavírus, muitas empresas estão reestruturando estratégias, como banco de horas, férias coletivas e afins para minimizar prejuízos para o negócio e possíveis desligamentos. De quebra, ainda têm a missão de orientar colaboradores e gestores a acompanhar as mudanças que estão acontecendo em virtude das novas práticas de legislação trabalhista. Mas, como fazer tudo isso mantendo o equilíbrio emocional e a produtividade diante deste cenário? 

A psicóloga Márcia Peixoto, gerente de Recursos Humanos da Construtora Massai e com mais de  20 anos de experiência na área, elaborou dicas para ajudar estes profissionais a lidar com este período de turbulência. Confira: 

Produtividade: trabalho em casa

1 – Organizar o Home Office em um local arejado, silencioso e, de preferência, próximo da janela;

2 – Acordar nos horários corretos, iniciar as atividades exatamente no horário definido em contrato de trabalho, no horário de almoço desligar o computador e mudar o ambiente para almoçar e relaxar a mente. Não iniciar e nem terminar após o horário, sempre que possível;

3 – Evitar procrastinar as tarefas diárias. Fazer uma agenda com a programação do dia e ir marcando cada atividade concluída, isso trás a sensação de dever cumprindo.

4 – Evitar ligar a TV nos horários definidos para trabalhar, focando nas atividades;

5 – Acompanhar e ler as medidas provisórias e acordos sindicais para sugerir a empresa e está alinhada com o advogado da empresa, ficando a disposição da empresa para as tomadas de decisões;

6 – Dá suporte e atenção aos colaboradores com paciência e empatia, entendendo que é um momento de angústia para todos. Procurar manter contato com os mesmos, deixando-os informados sempre que possível.  

7 – Procurar sempre que possível manter contato com o pessoal do trabalho e mostrar o quanto eles são importantes e que juntos todos irão vencer esta batalha.

7 – Ter disciplina nos horários de trabalho para tomar um café pela manhã e a tarde. Levantar e alongar o corpo. Evitando ficar muito tempo  sentado.

Equilíbrio emocional: bem estar na vida pessoal

1 – Cuidar dos relacionamentos familiares e amigos, procurando manter chamadas de vídeo para conversar e trocar ideias, de preferência conversas que não envolvam o trabalho. 

2 – Ter horas vagas para estudar, ler um livro, participar de cursos on line;

3 – Assistir um filme ou uma série agradável, evitando filmes violentos, tensos ou dramáticos; 

4 – Aproveitar a oportunidade para estabelecer rotinas diárias de cuidados com a minha saúde;

5 – Fazer as refeições em horários bem estabelecidos, evitando pular os horários e fazer alimentações saudáveis;

6 – Manter a disciplina do exercício, fazendo Yoga ou meditação e alogamentos;

Assessoria