07/03/2020 - 08:30

Projeto de Lei defende igualdade de premiações para homens e mulheres, em competições esportivas da Paraíba



O deputado estadual Chió (REDE) defendeu a aprovação de projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa da Paraíba, visando a promoção, igualdade e a segurança das mulheres paraibanas.  


O parlamentar referiu-se, primeiro, ao PL 1324/2019, de propositura do seu mandato parlamentar, que dispõe sobre a igualdade das premiações para homens e mulheres, nas competições esportivas realizadas, apoiadas e/ou patrocinadas por órgãos e entidades do Poder Público.


“Mesmo considerando as grandes conquistas das mulheres na luta pela igualdade, o esporte ainda é um ambiente marcado pela desigualdade de gênero, e a disparidade nas premiações é uma evidência desta realidade. O projeto visa combater esta assimetria que se consolidou na sociedade ao longo dos anos”, justificou.
 
O parlamentar destacou ainda, o PL 1.322/2019, também de autoria do seu mandato, que obriga bares, restaurantes, casas noturnas e estabelecimentos similares, a adotar medidas de proteção a mulher que se sinta em situação de risco, nas dependências desses estabelecimentos.
 
“As redes sociais e os aplicativos de relacionamento possibilitam o encontro de pessoas antes desconhecidas. De um lado, essa tecnologia da informação tem criado oportunidades para que novos relacionamentos aconteçam. Por outro, foco de nossa proposição legislativa, a segurança das mulheres é colocada à prova, toda vez que um encontro ‘às cegas’ se dá, em um estabelecimento comercial de entretenimento”, explicou Chió.
 
De acordo com o parlamentar, o projeto será mais uma ferramenta para tentar frear os frequentes assédios, e mesmo a violência mais grave, a exemplo do crime de feminicídio. “A sociedade precisa estar atenta, porque hoje não tem mais hora nem lugar”, defendeu Chió.

 

 Assessoria de Comunicação