21/08/2019 - 13:28

Prefeitos discutem modernização do controle interno nas gestões públicas



A modernização do controle interno nos municípios por meio do uso das novas tecnologias foi defendido pelo especialista Silmo Streit, nesta quarta-feira (21), durante o sétimo CNM Qualifica realizado em João Pessoa pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) para prefeitos e servidores municipais.  Para Streit, é preciso garantir ferramentas que assegurem a antecipação dos problemas enfrentados pelas gestões.
“O controle interno deve atacar o problema antes que ele aconteça. O órgão poder agir dentro da gestão como um controlador de processos internos com um mapeamento prévio, ou seja, com todos os servidores sabendo como executar cada tarefa da gestão. Em primeiro lugar é preciso ter atuação preventiva nos atos do controle interno em relação a gestão e em segundo lugar é necessário dispor de tecnologia e inovação aplicada na gestão. Por consequência, o controle interno vai verificar o uso dessa tecnologia se está efetivamente em uso dentro das prefeituras municipais”, destacou Silmo Streit.
Durante a qualificação, o especialista afirmou que as gestões devem focar no novo modelo de controle interno que atua mais como uma forma preventiva, ou seja, tudo aquilo que se imaginava de um trabalho de encontrar problemas da gestão, daquilo que já ocorreu e o controle interno identificou e apenas depois seria apontado para o prefeito e o Tribunal de Contas.
O controle interno a cada ano vem se consolidando naquilo que é fundamental para ajudar os prefeitos na sua gestão. “Hoje se observa no Brasil um uso de controle interno arcaico e a deficiência dos processos internos é gerada principalmente pela consequência do não uso das tecnologias. É preciso mudar essa realidade”, disse.
O presidente da Famup, George Coelho, destacou a importância do controle interno na garantia da transparência pública e defendeu a presença dos gestores nos cursos do CNM Qualifica. “Esse é um tema fundamental para todos nós gestores. Precisamos estar atentos aos processos de modernização das administrações e essa qualificação serve para que tenhamos mais capacidade para garantir uma gestão mais eficiente”, destacou.
Também participaram do CNM Qualifica os prefeitos de Boa Vista, André Gomes; Duas Estradas, Joyce; Cachoeira dos Índios, Allan Seixas; Nova Floresta, Jarson do Pastor; de Mamanguape, Maria Eunice; de Umbuzeiro, Nivaldo Araújo; Paulo Dália de Juripiranga; Joaquim Hugo de Riacho dos Cavalos; e Adriano de São Sebastião do Umbuzeiro. Todos parabenizaram a Famup pela realização do curso sobre controle interno.