08/04/2019 - 12:34

Prefeita Márcia Lucena participa em Brasília da XXII Marcha dos Prefeitos



A prefeita de Conde, Márcia Lucena está em Brasília, para participar da XXII Marcha dos Prefeitos que começa nesta segunda-feira (8), com encerramento previsto para o dia 11 de abril. O evento, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), é uma mobilização democrática realizada desde 1998 e hoje é conhecido como um dos maiores eventos políticos do país. O Conde terá destaque em três momentos: o acolhimento aos imigrantes venezuelanos; a Lei de Gestão Compartilhada e a implantação do Escritório Público de Assistência Técnica (EPA).
Durante os quatro dias de evento, serão discutidas várias questões que influenciam diretamente o cotidiano dos municípios. São esperados mais de 8 mil participantes, entre prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares, senadores e presidente da República.
A Prefeita participa de seu primeiro debate na terça-feira, dia 9 de abril que apresenta o tema: “O processo de interiorização: práticas de acolhimento e integração dos migrantes venezuelanos”. Márcia destacou que “o Conde é o único município com relatos positivos no acolhimento dado aos venezuelanos. Todas as famílias que chegaram na Casa do Migrante, mantida pela Arquidiocese de Paraíba e localizada no bairro Village, no município, tiveram todo o suporte necessário, com as políticas públicas de saúde, assistência e educação. Esta tem sido uma experiência desafiadora e compartilhar com outros gestores como tem sido nosso trabalho será de fundamental importância”, disse.
No dia 10 de abril, o Conde será destaque em mais dois debates. No primeiro, que fala sobre “Repasses e Execução das Políticas Públicas para 2019”, a Prefeita vai falar sobre as ações que são realizadas para que as políticas públicas sejam executadas de forma correta e transparente no município, destacando a Lei de Gestão Compartilhada, onde o Conde foi o primeiro município no país a implantar esta Lei que regulariza a criação de Grupos de WhatsApp, onde a população pode acompanhar obras e serviços da gestão municipal, em contato direto com Secretários e Coordenadoras das ações.
Também no dia 10, o Secretário de Planejamento, Flávio Tavares participa do debate: “Protagonismo dos Municípios na Agenda Habitacional e urbana: desafios e propostas”, onde vai falar da implantação do Escritório Público de Assistência Técnica (EPA), que está oferecendo atendimento gratuito para os moradores da comunidade Terras Belas, que tenham interesse em reformar suas residências, a contar com todo o suporte necessário para a criação do projeto, com o auxílio de engenheiros, arquitetos e urbanistas.