18/04/2019 - 12:49

Prefeita Márcia Lucena participa de reunião com o coordenador geral do Projeto Cooperar na Paraíba



 A Prefeita Márcia Lucena participou na tarde desta terça-feira (16), na sede do Coopera em João Pessoa, de um encontro com o Coordenador do projeto, Omar José Batista Gama, a Deputada Estadual, Estela Bezerra, o Secretário de Agropecuária e Pesca de Conde, Ancelmo Rodrigues e a Consultora da Assessorar, Rosa Márcia França. No encontro foram discutidas as ações que a prefeitura vem realizando para fortalecer a Agricultura Familiar e os arranjos produtivos, além de destacar a importância do Cooperar no apoio a implementação dos arranjos no município.

A Prefeita disse que “o Conde é um território onde a agricultura é uma das maiores fontes de renda. Desde que iniciamos nosso trabalho, temos valorizado bastante a agricultura familiar e compramos os produtos dos produtores locais que são utilizados na merenda dos alunos e alunas da rede municipal de ensino. Com o apoio do Projeto Cooperar, vamos fortalecer ainda mais a agricultura familiar, proporcionando aos nossos produtores, novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento”, destacou.

A Deputada Estadual Estela Bezerra reforçou a relevância do projeto para o Conde. “Estamos falando de uma região que tem um solo rico, além de uma diversidade de povos impressionante. Vivem num mesmo território, povos indígenas, quilombolas, pescadores, além dos assentados da Reforma Agrária, o que deixa o município dentro dos requisitos que o Cooperar utiliza para beneficiar determinada região com as ações do programa”, disse.

Nas atividades desenvolvidas pelo projeto, estão a produção agrícola, a gestão dos recursos naturais e melhorias nutricional, a segurança alimentar, além das melhorias nos acessos de estradas rurais, para viabilizar o transporte da produção. Os municípios que possuem comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas, pescadores e assentados da reforma agrária, tem prioridade no acesso ao programa.

Ancelmo Rodrigues, Secretário de Agricultura de Conde comemorou o resultado positivo do encontro e destacou a importância de parcerias que venham beneficiar os agricultores de Conde. “Nosso município sai na frente diante de tantos aspectos socioculturais, já que o Cooperar tem como prefiguração nos seus subcomponentes da produção agrícola e pecuária, a diversificação da produção Agropecuária e gestão dos recursos naturais, melhorias nutricionais, segurança alimentar e melhoria no acesso de estradas rurais, para viabilizar a melhoria na produção, capacitação, comercialização e certificação dos produtos, para garantia de mercado”, afirmou.

Os técnicos da Secretaria de Agropecuária e pesca de Conde, Josinaldo Sena e Vitória Ribeiro, também acompanharam a reunião. Outros encontros estão previstos para avaliação de projetos e análises técnicas.