21/05/2019 - 13:43

Oficina Sebrae de Empreendedorismo inicia atividades da Semana do MEI em Campina Grande



Despertar habilidades, competências e comportamento empreendedores em quem já possui ou deseja começar um negócio. Esse é o objetivo da Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), que será realizada em Campina Grande até a próxima sexta-feira (24), dentro da programação da Semana do MEI na cidade. A capacitação, que teve início na noite desta segunda-feira (20), está ocorrendo no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
Já na primeira noite de evento, cerca de 300 pessoas participaram das atividades da OSE, que mistura, de forma dinâmica, conhecimentos teóricos e atividades práticas para que o público possa vivenciar diversas situações que fazem parte do cotidiano de um pequeno negócio. Com isso, os empreendedores são capacitados em temas como gestão empresarial, inovação, mercado, produto, formação de preço de venda e marketing.  
Um desses participantes é o microempreendedor individual Manoel Barbosa. Proprietário de um restaurante no bairro da Liberdade, em Campina Grande, ele conta que passou a ser MEI há pouco mais de dois anos, depois de começar o negócio na informalidade.
Para ele, capacitações como a OSE são importantes para que o empreendedor possa adquirir mais experiência e novos conhecimentos sobre temas como investimento, lucro e atração de clientes, importantes para a manutenção do negócio. “Eu vim para adquirir mais experiência e novos conhecimentos para colocar meu negócio para frente e superar as dificuldades que a crise me trouxe nos últimos meses”, acrescentou.
Ao realizar a abertura do evento, o gerente regional do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda, destacou que a proposta da OSE, e da Semana do MEI como um todo, é contribuir com a capacitação desses empreendedores, para que eles possam desenvolver suas habilidades e seus negócios através da informação.  
Além dele, também participaram da abertura da Semana do MEI em Campina Grande, representando as instituições parceiras do evento, o delegado da Receita Federal na cidade, Gilberto Rios; o diretor do campus do IFPB no município, José Albino Nunes; e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas.
Inscrições
Os interessados em participar da Oficina Sebrae de Empreendedorismo ainda podem se inscrever para iniciar a capacitação nesta terça-feira (21), sem prejuízo de conteúdo ou de recebimento da certificação.  As inscrições podem ser feitas no próprio local do evento, que tem carga horária total de 15 horas e ocorre das 19h às 22h, até a próxima sexta-feira (24). Mais informações podem ser obtidas através do 0800 570 0800.  
Atendimento aos empreendedores
Além da OSE, por ocasião da Semana do MEI, a agência regional do Sebrae em Campina Grande, cidade que segundo dados da Receita Federal conta atualmente com 17.159 MEIs, também está focando seus atendimentos desta semana nas demandas dos microempreendedores individuais.
Ao procurar a agência, localizada no bairro do Catolé, os empreendedores poderão esclarecer dúvidas e receber orientações sobre temas como a formalização, a regularização de pendências e a Declaração Anual do Simples Nacional. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.