11/06/2019 - 12:43

OAB-PB adota processo digital e acabará com o uso de papel



Com o objetivo de promover uma gestão inovadora, inteligente e que preze pela celeridade e transparência de suas demandas, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), iniciou, nessa segunda-feira (10), o seu processo de transformação digital – o OAB Digital, que promoverá a informatização completa dos serviços prestados por todos órgãos da Instituição a advogados e a população em geral.
 
O novo sistema acabará com o uso de papéis em todos os processos internos da Casa, a exemplo de ofício, memorando, circular, protocolo, atendimento, parecer, entre outros.  Nesta segunda, servidores da Seccional, das Subseções da OAB do interior do estado, da Escola Superior da Advocacia (ESA), do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB) passaram por um treinamento com representantes da SOGO e 1DOC, esta última a maior empresa de tecnologia para gestões (GovTech) do Brasil e responsável pela implantação do sistema na OAB-PB. 
 
O treinamento contou com a participação do presidente da OAB-PB, Paulo Maia; do secretário geral, Felipe Mendonça; e da diretora tesoureira, Laryssa Almeida. Na oportunidade, Paulo Maia ressaltou que a Paraíba será a primeira Seccional da OAB do Brasil a acabar com o uso do papel nos seus processos internos, adotando uma comunicação 100% eficiente e digital junto aos advogados e cidadãos. No próximo dia 28 de junho, OAB Digital será apresentado a toda  a advocacia e a sociedade em geral, durante reunião do Conselho Pleno da Ordem, em Campina Grande (PB).
 
Paulo Maia ressalta que, além de atender as exigências atuais dos princípios de sustentabilidade e contribuir com atitudes ecologicamente corretas, a medida irá acarretar uma economia superior a R$ 70 mil aos cofres da Instituição, o que representa 50% do que é gasto anualmente com despesas com papéis, copiadoras e produtos assemelhados. O presidente também destacou que o novo sistema proporcionará grande praticidade e celeridade processual.
 
“Com a gestão totalmente digital, o acesso do advogado a Ordem poderá ser feito a qualquer hora do dia, sem que haja a necessidade de deslocamento físico. Ou seja, ele poderá fazer qualquer solicitação direto de casa. A plataforma agiliza a comunicação e a gestão documental, com uma tecnologia que possui mecanismos que visam à economia de recursos financeiros, materiais e humanos, gerando a celeridade dos atos administrativos e permitindo transparência e acesso à informação para todos. Com a informatização completa da gestão, os processos já nascem digitais e proporcionam, entre outros benefícios, que o atendimento seja simples e transparente”, afirmou.
 
Já diretora-tesoureira Laryssa Almeida ressaltou que "o OAB Digital é a transformação exponencial de toda estrutura da OAB-PB, que rompe as fronteiras do mundo físico para se aproximar, ainda mais, da Advocacia em todos os recantos da Paraíba, por meio de tecnologias e soluções inovadoras eficientes, facilitando o trabalho de todos, garantindo maior transparência e celeridade e, assim possibilitando, o acompanhamento integral e em tempo real dos trâmites processuais”.