29/05/2020 - 16:21

Nova Camará: Deputados, prefeitos e vereadores defendem águas do São Francisco no Brejo paraibano



Uma grande audiência pública remota foi realizada na manhã desta sexta-feira (29), sobre o abastecimento de água das cidades de Esperança, Alagoa Nova, Arara, Areial, Remígio e Montadas, através de uma articulação do mandato parlamentar do deputado estadual Chió (REDE/PB).

Com presenças e participações dos deputados federais Gervásio Maia (PSB) e Frei Anastácio (PT), dos deputados estaduais Adriano Galdino (PSB), Anderson Monteiro (PSC) e Tião Gomes (Avante); do secretário de Estado da Infraestrutura, Deusdete Queiroga, do presidente da Cagepa da Paraíba, Marcus Vinícius, bem como, prefeitos e vereadores das seis cidades.

De acordo com o deputado estadual Chió (REDE/PB), o debate versou sobre ações emergenciais e de médio prazo, a exemplo do término da adutora que levará água para as cidades de Areial e Montadas; de maiores fiscalizações no açude Saulo Maia, garantindo o abastecimento de Pilões e Areia; assim como, a realização de um projeto para integração das águas do Rio São Francisco, através de Boqueirão, ao sistema de abastecimento de Nova Camará.

O diretor da Cagepa, Dr. Marcus Vinícius, antecipou que apesar das últimas precipitações na região do Brejo não terem sido a que todos esperavam, as chuvas da última semana garantiram que o racionamento previsto para ser encerrado nas cidades de Remígio e Esperança, no dia 1 de Junho, seja adiado. “Possivelmente faremos uma nova análise em meados de junho, pois, uma vez caindo novas chuvas, seguimos monitorando e anunciaremos uma nova data”, explicou.

Ao lembrar o comprometimento do governador João Azevedo (Cidadania) com a construção da barragem de Nova Camará, o secretário de Infraestrutura, Deusdete Queiroga, anunciou frentes de trabalho, a partir dos encaminhamentos.

“Como representante do governador solicito que a CAGEPA seja o mais ágil possível para levar água de São Sebastião de Lagoa de Roça para resolver emergencialmente a situação de Areial e Montadas, me comprometo também, em 120 dias, talvez antes, a CAGEPA apresentar um estudo preliminar para uma solução definitiva, que seria pegar a água de Boqueirão, da transposição do São Francisco e levar para Nova Camará. Com a viabilidade técnica e econômica, acionaremos a bancada federal para destinar emendas e criaremos a partir de hoje, uma agenda de reuniões para acompanhar todo esse processo”, explicou o secretário de Estado.

Bancada Federal

O deputado federal Gervásio Maia (PSB) confirmou ajuda na articulação da bancada feral para a destinação de verbas. “A bancada federal tem condições de ajudar. Coloquei recursos para diversos municípios nossos e podemos formar uma construção de diálogo, no sentido de concentrar emendas para uma obra estruturante como essa, que resolve o problema, ao invés de pulverizar os recursos”, confirmou Gervásio.

O deputado federal Frei Anastácio (PT) solicitou urgência na elaboração do projeto Boqueirão - Nova Camará, para que a bancada federal possa destinar emendas.

“Não imaginava que a situação estava tão ruim e com garantias péssimas, quando recebi a informação de que em junho não haverá mais água na barragem de Camará. É uma questão de vontade política. Precisamos ter um projeto urgente e a partir de então, levantar os recursos com a bancada federal, são quinze deputados e senadores da Paraíba em Brasília, bem como, os recursos no Orçamento do Estado. É vergonhoso cidades sem água, em meio a uma pandemia como essa. Peço ao deputado Chió que crie uma agenda, pois, irei acompanhar e destinar recursos assim que o projeto ficar pronto”, enfatizou o deputado Frei Anastácio.

A audiência remota contou ainda com a participação de Andre Alves (PDT) prefeito de Remígio; Jonas Souza (PSD) prefeito de Montadas; Ícaro Teixeira (MDB)  presidente da Câmara de Alagoa Nova; Cristiana Almeida (REDE) ex-prefeita de Esperança; Adinael Barbosa (Cidadania) presidente da Câmara de Remígio; Wilma Alves, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Matinhas; Caco Alcântara, secretário da Prefeitura de Arara; Ronaldo Oliveira (PSD) presidente da Câmara de Montadas; Naldo (PT) vereador de Arara; Afonso Henrique (PSD) presidente da Câmara de Areial;  Adelson Benjamin (PSDB) prefeito de Areial e Aquino Leite (PSDB) prefeito de Alagoa Nova.