02/03/2019 - 09:59

João Pessoa recebe Seminário Internacional de Economia Criativa em março



Diversidade cultural, inovação, sustentabilidade e inclusão social. Esses são os princípios da economia criativa, um dos projetos realizados pelo Sebrae Paraíba. Neste mês, a capital paraibana vai receber o Seminário Internacional de Economia Criativa, evento que tem o propósito de disseminar conhecimentos sobre as novas perspectivas do empreendedorismo e da produção independente e de compartilhar estratégias de atuação, superação e sustentabilidade consagradas em outros países.
 
O seminário, voltado a empreendedores, empresários, instituições de ensino superior e profissionais que atuam em áreas criativas e culturais, a exemplo de design, música, artes plásticas, audiovisual, gastronomia, moda, entre outros, vai ocorrer no dia 28 de março, das 08h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Convenções, em João Pessoa. Ele é realizado por meio de uma parceria entre o Sebrae Paraíba, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de João Pessoa.
 
As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas na agência do Sebrae em João Pessoa, no valor de R$ 80. Dentre os palestrantes confirmados estão o diretor executivo do Mouraria Creative Hub de Portugal, Bernardo Gaieiras, que vai abordar a estratégia da Câmara Municipal de Lisboa no apoio à criatividade na cidade, e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, que vai discutir acerca da capital paraibana enquanto cidade sustentável e criativa, reconhecida pela Unesco.
 
De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, a economia criativa faz parte das novas economias e, por isso, é prioridade do Sebrae disseminar e alinhar esse conhecimento junto aos empreendedores e empresários. “A economia criativa é cada vez mais importante, na medida em que as economias mundiais se tornam cada vez mais competitivas e produtivas. A capacidade de se reinventar é um dos fatores de vantagem. O futuro já chegou e a economia criativa é parte essencial dele”, afirmou.
 
Dentre as temáticas abordadas durante o seminário, também estarão a criatividade e inovação como diferencial competitivo; o futuro dos eventos; o Porto Digital do Recife e o Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa, que fica na agência do Sebrae em São Paulo.
 
Economia criativa: o que é?
A economia criativa como fonte de desenvolvimento econômico sustentável contribui para a relação entre os setores criativos e a economia. Segundo dados da ONU, a economia criativa é responsável por 10% do PIB mundial, sendo considerada a grande estratégia econômica do século XXI.
 
A economia criativa movimenta todos os profissionais que atuam em áreas criativas e setores culturais, como artes plásticas, audiovisual, teatro, música, circo, literatura, cinema, games, websites, arquitetura, moda, gastronomia, museus, patrimônio cultural e natural. Um estudo da Mckinsey prevê que metade das atividades laborais serão automatizadas até 2030 por tecnologias já conhecidas.
 
 
 
UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING - SEBRAE PARAÍBA
Telefone: (83) 2108-1126/1107
E-mail: comunicacao@sebraepb.com.br
Twitter: twitter.com/sebraepb
Instagram: instagram.com/sebraepb
Facebook: http://www.facebook.com/ SebraeParaiba
Gerente: Fernando Ivo
Assistente Técnica: Ediene Lima
Assessoria de Imprensa:
Rafaela Gambarra (83) 98690-4086 / Celina Modesto (83) 99655-2575 - João Pessoa
Deborah Souza (83) 98877-5472 - Campina Grande
...