23/11/2018 - 18:05

Governo do Estado realiza terceiro mutirão de cataratas no Hospital Geral de Queimadas



Neste sábado (24), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove o segundo dia do terceiro mutirão de cataratas no Hospital Geral de Queimadas, com a previsão de 100 procedimentos. O primeiro dia foi realizado nesta sexta-feira (22), com 200 cirurgias. As pessoas beneficiadas são de 21 municípios do Cariri Oriental.
 
 
Ao final da terceira etapa serão 800 pessoas beneficiadas, sendo 300 na terceira; 250 na segunda, realizada nos dias 23 e 24 de setembro deste ano e 250 cirurgias na primeira etapa, em setembro de 2017.
 
O critério adotado para que acontecessem as cirurgias é que os municípios identifiquem os usuários encaminhem ao Hospital, para que seja feita uma triagem para confirmação de diagnóstico e munidos de exames pré-operatórios, são encaminhados para a cirurgia.
 
O mutirão é realizado numa ação do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e do Hospital Geral de Queimadas, que entra com os insumos, material de primeira qualidade e equipe profissional de apoio, auxiliando a equipe que realizará os procedimentos.
 
“A nossa equipe é formada por 30 profissionais e 40 voluntários, entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e pessoal de apoio. Graças ao mutirão, esses pacientes, além de terem diminuído o tempo de espera para a cirurgia, não precisam se deslocar até maiores centros para passar pelo procedimento, ficando mais próximos de casa e ao lado dos familiares”, ressaltou a diretora geral do Hospital Geral de Queimadas, Samara Farias Aguiar.