09/04/2020 - 13:45

Força-tarefa da PMJP realizou limpeza e higienização em mais de 70 equipamentos e espaços públicos



A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já realizou a limpeza, higienização e pulverização em 72 equipamentos e espaços públicos da Capital desde o início das ações de prevenção e enfrentamento a pandemia de Coronavírus. Nesta quinta-feira (9), os trabalhos aconteceram na área externa do Restaurante Popular de Mangabeira, Equilíbrio do Ser, nos Bancários, e três Unidades da Saúde da Família (USF), sendo duas na comunidade do Timbó e outra no Jardim Cidade Universitária. 

A ação de limpeza vem sendo colocada em prática por uma força-tarefa composta Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria Municipal de Saúde (Sms), Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ), Defesa Civil, Vigilância Sanitária e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Os locais são áreas de grande circulação de pessoas, por isso o prefeito determinou que fossem adotadas essas medidas preventivas.

“Estamos avançando nessas ações, atendendo um cronograma que envolve uma série de locais e ambientes da nossa cidade, em conjunto com outras secretarias, para prevenir ou diminuir o avanço do Coronavírus”, disse Edízio Peixoto, da chefia de Gabinete da Sedurb. “É um trabalho realizado em áreas internas e externas dos equipamentos públicos, que vai continuar sendo realizado enquanto houver necessidade de diminuir os riscos de contaminação da população”, concluiu.

Entre os espaços ou equipamentos que já receberam os serviços da força-tarefa, estão 31 unidades de saúde, entre as UPAs, hospitais, maternidade, policlínica, USFs e Samu. Foram mais 18 mercados e cinco feiras livres, além de abrigos de longa permanência de idosos, centros comerciais, terminais de integração, restaurantes populares, cemitérios e espaços como o Parque da lagoa, que teve assentos, bancos, brinquedos, aparelhos de exercício, quiosques e paradas de ônibus higienizados.

Em respeito ao feriado de Sexta-feira da Paixão, os trabalhos serão retomados a partir da próxima semana, quando será obedecido um novo cronograma de limpeza e higienização de mais equipamentos e espaços públicos da cidade.


Secom-JP