09/03/2020 - 22:36

Em Santa Rita, ALPB aprova projeto que regulariza passe livre para pessoas com câncer



A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão itinerante, nesta segunda-feira (9), no município de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. As atividades começaram com uma sessão ordinária, na qual foram apreciados quatro vetos do Governo do Estado, seis pedidos de informação, projetos de indicações e 175 Requerimentos. Em seguida, os parlamentares participaram de uma sessão especial em homenagem aos 130 anos de emancipação política do município.


O presidente da ALPB, Adriano Galdino, destacou que essa foi a primeira sessão do Programa Assembleia Itinerante, em 2020. A sessão aconteceu no prédio do Centro Especializado em Reabilitação (CER), em Tibiri II, que foi inaugurado oficialmente durante a solenidade. A unidade de saúde vai atender pessoas com deficiência visual e motora, com assistência especializada em saúde oferecida por meio de equipe multidisciplinar.


Durante a votação, os deputados foram favoráveis a maioria dos projetos incluídos na Ordem do Dia. Eles aprovaram, por unanimidade, o projeto de indicação 263/2020, de autoria de Raniery Paulino, recomendando ao Governo do Estado a adoção de providências no sentido de regular o passe livre para pessoas com câncer.


Os parlamentares também mantiveram o veto 73/2020, do Poder Executivo ao projeto da deputada Camila Toscano, que pretendia instituir o Programa Tempo de Despertar, que dispõe sobre a conscientização dos autores de violência doméstica. Eles rejeitaram o veto 75/2019, e mantiveram a proposta do deputado João Henrique, que propõe normas para a segurança escolar.


“Realizamos a sessão ordinária com o pequeno expediente, em que cada deputado tiveram a oportunidade de falar sobre a satisfação de prestigiar Santa Rita. Apreciamos os vetos do governador e requerimentos de autoria dos parlamentares. Em seguida, transformamos em uma sessão especial, na qual a população teve a oportunidade de prestigiar o trabalho da Casa”, ressaltou o presidente Adriano Galdino.


Jane Panta, deputada de Santa Rita, reafirmou o compromisso de continuar lutando para que a região permaneça recebendo benefícios para o desenvolvimento e homenagens da Casa. “É de grande importância encontrar uma Assembleia unida junto ao povo. Os nossos municípios precisam demais da nossa atenção, pois estamos cada vez mais em desenvolvimento”, disse.


O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, agradeceu o empenho dos deputados em participar da sessão e ressaltou a importância das pautas apreciadas na cidade. “O compromisso que essa legislatura assumiu em aproximar o parlamento da sociedade é de extrema admiração, e a gente de Santa Rita fica bastante feliz”, destacou o gestor.
Sessão Especial
Após a sessão ordinária, aconteceu uma sessão especial em homenagem aos 130 anos de emancipação política de Santa Rita. A sessão reuniu autoridades políticas que homenagearam a cidade. Os parlamentares, juntamente com a população do município, parabenizaram o presidente da Casa, Adriano Galdino, pela iniciativa. “Estou muito feliz e satisfeito com a presença massiva de deputados e deputadas, na nossa primeira sessão itinerante do ano. Isso mostra que essa ação é um projeto de excelência e deve continuar", disse o deputado Ricardo Barbosa.


O deputado Raniery Paulino ressaltou a importância de levar as ações do Poder Legislativo ao povo do município. “Esse é um papel importante que a Assembleia está exercendo, que é levar verdadeiramente a Casa do povo para junto do povo. Portanto, a gente tem que reconhecer a determinação do presidente Adriano Galdino, de fazer com que as sessões itinerantes possam acontecer", ressaltou.


"Neste dia 9 de março, Santa Rita comemora 130 anos de elevação à categoria de cidade. Então, é uma alegria muito grande poder trazer o debate e as discussões para cá e, claro, além de tudo isso, homenagear a nossa cidade”, acrescentou Jane Panta.


A sessão foi transmitida pela TV Assembleia, através de aberto em João Pessoa, (40.2), Campina Grande (15.2) e Patos (14.2). A TV ainda é transmitida pelo canal 11 na Net e 340.2, na Sky, GVT e Claro. Também foi exibida pelo site e pelas redes sociais do Legislativo (www.al.pb.leg.br e www.youtube.com/legislativopb).