14/10/2020 - 19:19

Em nota, PT confirma intervenção na PB e ratifica apoio a candidatura de Ricardo Coutinho



O Diretório Nacional do PT decidiu hoje (14/10) nomear comissão interventora no Diretório Municipal de João Pessoa, com mandato até 31 de dezembro, para realizar todos os atos referentes à vida partidária no município, inclusive a participação do PT nas eleições e ações judiciais relacionadas a estas eleições.

A intervenção se tornou necessária para que seja cumprida a decisão anterior de apoiar a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) à prefeitura de João Pessoa, que proporciona a composição de uma frente política, em defesa dos interesses do povo, da democracia e em oposição a Bolsonaro e seus aliados.

O apoio a Ricardo Coutinho, companheiro que defendeu corajosamente o ex-presidente Lula e a ex-presidenta Dilma nos momentos mais difíceis, havia sido deliberado pelo Diretório Nacional, com base nos estatutos e em resolução do Diretório Nacional de fevereiro deste ano.

A intervenção se fez necessária porque o Diretório Municipal de João Pessoa não apenas descumpriu uma orientação aprovada no âmbito do partido, mas recorreu à Justiça Eleitoral para registrar outra coligação e impugnar a chapa com Ricardo Coutinho. Este procedimento fere profundamente as normas de convivência democrática que o PT vem adotando desde sua fundação.

“O PT sempre tratou democraticamente as divergências internas, mas temos um compromisso nacional com a transformação do país, que passa pelas eleições municipais, inclusive em João Pessoa”, disse a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann. “É na política que se constrói a caminhada e o projeto, e não apelando para ações judiciais em que outros interesses predominam. Vamos com Ricardo até a vitória”.

Assessoria