06/07/2019 - 10:52

Diretores do DER visitam vias que vão ligar bairros da zona sul da Capital



A diretoria do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba visitou nesta sexta-feira (5) as áreas das vias de ligações nos bairros da zona sul de João Pessoa, mais uma importante obra de mobilidade urbana do Governo do Estado, que beneficiará diretamente mais de 300 mil habitantes dos bairros Bancários, Mangabeira, Jardim Cidade Universitária, Geisel, Valentina de Figueiredo e Colinas do Sul. O superintendente Carlos Pereira de Carvalho e Silva esteve acompanhado dos diretores José Arnaldo, Armando Marinho e Filipe Braga, além de gerentes e engenheiros do órgão rodoviário.   
A obra visa criar novas vias de ligações entre bairros da zona sul, para melhorar o deslocamento das pessoas para seus locais de trabalho ou área de lazer, reduzindo o tempo de viagem e oferecendo mais segurança. Durante as visitas, o projetista Amilton Soares Costa, da empresa Projetos Consultores  de Engenharia Ltda, fez uma explanação de todas as vias que serão construídas.
As vias ligarão diversas áreas entre Valentina/Mangabeira/Perimetral Sul; Jardim Cidade Universitária/Bancários/Altiplano e Geisel/Colinas do Sul/Perimetral Sul, com investimento total do Governo do Estado, com recursos próprios, de R$ 9.9 milhões. A empresa ganhadora da concorrência pública realizada pelo DER é a Cosampa – Projetos e Construções Ltda.
Ao destacar a importância das três obras para a região sul da Capital, bem como a importância para toda a cidade, o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, Carlos Pereira, disse que o governador João Azevêdo, sensível às diversas reivindicações da população, decidiu pela realização das ligações urbanas, que vão facilitar a vida dos moradores dos referidos bairros e de todos os usuários das áreas beneficiadas.
“As obras, certamente, vão liberar a concentração de tráfego nas avenidas Sérgio Guerra e Josefa Taveira, localizadas nos bairros dos Bancários e Mangabeira. Isso significa que a população de mais de 300 mil habitantes da região será diretamente beneficiada”, ressaltou o dirigente do DER.
Entre os principais serviços programados estão a complementação e melhoramento do sistema de drenagem de águas pluviais e subterrâneas, adequação do alinhamento de ruas, terraplenagem, pavimentação asfáltica em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), construção de ponte, calçadas laterais, sinalização horizontal e vertical e iluminação ornamental.
SecomJP