21/03/2019 - 13:25

Deputados demonstram preocupação com o Porto do Capim e nascente do Rio Jaguaribe



Na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (21), a deputada estadual Cida Ramos demonstrou preocupação com a ação de desocupação de moradores no Porto do Capim, em João Pessoa. A parlamentar cobrou posicionamento da Casa sobre o caso.
Moradores da Comunidade Vila Nassau, no Porto do Capim, foram notificados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para que desocupem suas casas. A medida deve atingir cerca de 160 famílias. De acordo com a gestão municipal, o local no qual as casas estão construídas é Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Paraíba.
A deputada Cida Ramos alertou que crianças e idosos estariam sob ameaça de despejo por parte da PMJP, que através de notificação solicita a desocupação da área. Cida disse que a administração de João Pessoa, rompendo com o pacto existente entre os moradores, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público da Paraíba e a Defensoria Pública há mais de cinco anos, decidiu retirar os moradores sem indicar o local de realocação.
A deputada afirmou que a forma com o processo de desocupação está sendo conduzida prejudica principalmente os mais necessitados.
Rio Jaguaribe
Outra preocupação trazida ao plenário da Casa de Epitácio Pessoa foi as nascentes dos rios paraibanos. O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia, deputado Moacir Rodrigues, convidou a população, os órgãos responsáveis e os demais parlamentares para uma visita técnica, nesta sexta-feira (22) às 7h, à nascente do Rio Jaguaribe, no bairro do Esplanada, em João Pessoa.
“Faremos uma visita técnica a esta nascente importante para João Pessoa, que faz parte de seu cartão postal e precisa ser preservada”, argumentou o deputado.