29/06/2019 - 09:48

Conde recebe em Campinas (SP), Prêmio de Destaque na Gestão Municipal Ambiental



O município de Conde recebeu durante o Fórum Brasil de Gestão Ambiental, o Prêmio Destaque em Gestão Municipal Ambiental concedido pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) com apoio do Ministério do Meio Ambiente. A Premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (27), em Campinas (SP). A Secretária de Meio Ambiente Vescijudith Moreira recebeu o prêmio em nome da Prefeita Márcia Lucena.
O evento, considerado um dos maiores do país premia os municípios que se destacam no planejamento de ações com objetivos voltados ao desenvolvimento sustentável, ressaltando aqueles que atendem à boa gestão e aplicação da Política Nacional do Meio Ambiente. Além do Conde, outros cinco município paraibanos também participaram da premiação.
A Secretária de Meio Ambiente, Vescijudith Moreira, comemora a importância desta premiação para a gestão ambiental do município de Conde. “Esta premiação é resultado de muito trabalho e de ações planejadas e desenvolvidas com o objetivo de preservar o meio ambiente e conscientizar as pessoas de tamanha importância, além dos benefícios e qualidade de vida que ações como estas trazem para a vida de todos e todas”, disse.
Durante o fórum são discutidos vários temas, entre eles a relevância de cada município agir no seu território, mas com sentido em resultados que beneficiem todo o mundo, pois também participam representantes de outros países, empresas que atuam na área e membros da sociedade civil.
Um dos pontos que deram o prêmio ao município de Conde foi a criação do Código Ambiental, além de todo o trabalho e ações realizadas nos 173km2 de área, onde mais de 70% é território rural e 20km de litoral divididos em nove praias que banham o litoral do município.
A política pública de meio ambiente vem realizando diversos estudos e trabalhos para combater as voçorocas, além da conscientização relacionada as invasões de áreas públicas, construções irregulares e queimadas e que vem trazendo resultados positivos, com a diminuição destes atos que durante anos causaram vários danos na região.
O Conde se destaca também pela sua diversidade. O território conta com cinco comunidades tradicionais, sendo três quilombolas e duas indígenas, além da rica biodiversidade da região que conta com áreas de Mata Atlântica, APAs, mananciais com os rios Gramame e Gurugi e várias nascentes.