09/04/2019 - 13:43

Conde realiza a 11ª Conferência Municipal de Saúde nesta quarta-feira (10)



O Conselho Municipal de Saúde, apoiado pela Prefeitura de Conde, por meio da Secretaria de Saúde, promove nesta quarta-feira (10), a 11ª Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado na sede do Centro de Recuperação Feminino Missão Resgate, no Jardim Nossa Senhora das Neves II, das 08h às 16h. Este ano a Conferência apresenta o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
A Conferência tem como objetivo, promover a integração das equipes, compartilhar o cotidiano em cada região do município, debatendo soluções para fortalecer e aprimorar os serviços de saúde na cidade. Na Conferência serão discutidos três eixos temáticos, que são: Saúde Como Direito do Cidadão, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento Adequado e Suficiente para o sistema Único de Saúde (SUS). Servidores e servidoras municipais, sociedade civil, grupos e demais entidades podem participar da atividade.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Cícero (Melancia), destacou a importância da participação da população em todas as etapas realizadas antes da Conferência. “Realizamos pela primeira vez, as Pré-Conferências e ficamos felizes em ver como a população está cada vez mais participativa na tomada de decisões voltadas paras as políticas públicas dentro do município.”, ressaltou.
Para a realização da Conferência, o Conselho promoveu durante o mês de março, as Pré-Conferências municipais, com o intuito de promover a participação popular nas ações que devem ser tomadas na política pública de saúde e também para que fossem escolhidos os representes de cada região. Foram realizadas quatro encontros, nos dias 18 de março (Mata da Chica e Assentamento Dona Antônia), 22 de março (Pousada) e 26 de março (Centro de Conde).
Além das discussões, durante a Conferência Municipal de saúde, serão eleitos os delegados que vão representar o município de Conde, na 9ª Conferência Estadual de saúde, que acontecerá entre os dias 04 e 06 de junho.