03/08/2019 - 10:06

Cabedelo sedia Encontros Regionais, e debate política educacional no Nordeste



Cabedelo sediou, até ontem (2), o VII Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Educação e o IX Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação da Paraíba. A abertura dos dois eventos foi realizada nesta quinta-feira (1º) no Auditório Master da Faculdade Iesp.
Os eventos estão sendo realizados pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME)– Seccional Paraíba, e contam com cerca de 400 conselheiros dos nove estados da região Nordeste. Estão sendo debatidos temas como Financiamento e Participação dos Orgãos de Controle Social na Garantia do Direito à Educação e o papel do CME na garantia do direito à Educação. 
O prefeito Vitor Hugo esteve representado, durante a abertura dos eventos, pelo seu vice, Aguinaldo Silva. Diversas autoridades regionais estiverem presentes à noite solene, a exemplo da governadora do Rio Grande do Norte, Maria de Fátima Bezerra; do secretário de Estado da Educação, Alécio Trindade (representando o governador paraibano João Azevedo); da promotora de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Ana Raquel Brito Lira Beltrão; da secretária de Educação de Cabedelo, Márcia Moreira; e do presidente Nacional da UNCME, Manoel Humberto Gonzaga Lima.
"Nossa cidade está feliz em poder colaborar com este colegiado, pois a Educação precisa seguir avançando. Precisamos fazer com que as diretrizes principais desta área vital não sejam abandonadas e, para isso, estes Conselhos têm um papel importantíssimo para que os gestores possam cada vez mais investir em qualidade e empoderar o nosso povo de conhecimento", destacou o vice prefeito Aguinaldo Silva.
A palestra master do evento foi proferida pela professora paraibana Maria de Fátima Bezerra, atual governadora do Rio Grande do Norte, que abordou o tema principal dos encontros: "Análise da Conjuntura: Financiamento e Participação dos Órgãos de Controle Social na Garantia do Direito à Educação".
"É com imenso prazer que participo desse evento na cidade de Cabedelo, e, aqui, cumprimento os seus gestores municipais. Quero parabenizar a trajetória da UNCME pelo papel mobilizador em defesa da escola pública. Considero que, neste momento mais do que nunca, precisamos refletir sobre o que está acontecendo na conjuntura atual da Educação do nosso país para, juntos, traçar caminhos.", destacou a governadora.
A secretária de Educação de Cabedelo, Márcia Moreira, também se pronunciou na mesa solene do evento e, em sua saudação, ressaltou que Cabedelo está entre os poucos municípios do Nordeste que possui Conselhos de Educação estruturados e atuantes.