06/04/2019 - 09:37

Assembleia Legislativa participa de plenária do ODE em Itaporanga e aproxima Casa da população



A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participou de audiência pública do Orçamento Democrático Estadual (ODE), do Governo do Estado, na cidade de Itaporanga, na noite dessa sexta-feira (5). A iniciativa marca o início de uma parceria entre a ALPB e o Governo do Estado, através da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, para dar sequência a política de transparência pública da nova gestão do presidente Adriano Galdino (PSB) na Casa de Epitácio Pessoa, com ações visando aproximar cada vez mais o poder Legislativo da população.
Os deputados prestigiaram o evento e destacaram a importância da aproximação da Casa com o povo paraibano. Durante o encontro, a população teve a oportunidade de sugerir ações, no stand do Poder Legislativo, principalmente voltadas à Educação, Infraestrutura e Saúde. São sugestões que poderão ser realizadas pelo Poder Executivo.
"É importante que todos nós do Poder Legislativo estejamos nesses eventos, pois fomos votados pelas pessoas desses municípios e elas querem que a gente volte e reafirme o nosso compromisso. A presença dos deputados só engrandece o Orçamento Democrático", ressaltou Cida Ramos. Além da parlamentar, os deputados Branco Mendes, Doutor Érico, Taciano Diniz, João Gonçalves, Hervázio Bezerra e Wilson Filho participaram da audiência.
A população presente teve a oportunidade de eleger propostas de obras, ações ou serviços para a cidade de Itaporanga. No stand da Assembleia Legislativa, mais de 60 pessoas participaram de um pesquisa sobre o parlamento estadual. Outras 25 tiveram a oportunidade de sugerir projetos de Lei. Entre os citados está o que pretende assegurar recursos para trabalho, arte e educação para o jovem aprendiz, e também o que incentiva os estudantes a participarem das Olimpíadas Brasileira de Conhecimentos.
"Me alegro todas as vezes que saem demandas para a Educação, como reformar escolas e construir, pois significa que estamos avançando, valorizando algo tão necessário ao nosso povo", disse João Gonçalves. Os representantes da Casa de Epitácio Pessoa também divulgaram as atividades do parlamento e tiraram dúvidas sobre o Sistema de Acompanhamento do Processo Legislativo (SAPL).
O governador João Azevedo destacou a participação do Legislativo Estadual no Orçamento Democrático. "É a compreensão definitiva, através da Assembleia Legislativa, de que esse evento não é um instrumento do Governo, mas sim um instrumento de Estado, que ultrapassou esses Poderes para exatamente ouvir o povo. Não tenho dúvidas de que a Assembleia vai coletar grandes ideias e essa parceria tende a se fortalecer", disse o governador.
O Poder Legislativo vai estar presente nas 17 grandes plenárias, que serão realizadas pelo Governo Estadual em todo a Paraíba. Neste sábado (06), a partir das 16h, a Audiência do ODE será na cidade de Princesa Isabel (11ª Região), no ginásio da Escola Municipal Carlos Alberto, localizado no Centro da cidade. A finalidade é oferecer oportunidade para a população, dessas localidades, dialogarem diretamente com o governador João Azevedo e com a Assembleia Legislativa. "Parabenizo o Governo e a nossa Casa Legislativa pela iniciativa, pois temos a consciência da importância que é essa aproximação com o povo paraibano para ouvir as necessidades de cada região", comentou Branco Mendes.
Municípios que integram a região de Princesa Isabel: Água Branca, Imaculada, Juru, Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa e Tavares.