25/07/2019 - 12:04

Apenas em 2019, já foram realizadas quase mil cirurgias eletivas pela Prefeitura de Cabedelo



Demanda acumulada foi zerada e as cirurgias agora seguem ritmo programado e são oferecidas de segunda à sexta-feira

O Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMPAB) vem realizando, desde o início do ano, um mutirão de cirurgias eletivas e pequenas cirurgias. Os procedimentos já conseguiram zerar a demanda reprimida do município. Estão sendo atendidos agora apenas a demanda atual, oriunda de consultas no Hospital e na Policlínica Municipal.
Estão sendo oferecidas cirurgias nas áreas Geral, Ginecologia, Proctologia, Urologia, Pediátrica, Bucomaxilar e Ortopédicas. Somente no 1º semestre, foram realizadas 172 cirurgias eletivas, 50 cirurgias pediátricas, 599 pequenas cirurgias ambulatoriais e 148 oftalmológicas. Todos os dias da semana – de segunda à sexta-feira – são oferecidos os procedimentos de acordo com os especialistas do plantão.
“Com essa iniciativa, nós já conseguimos acabar com a demanda reprimida que tínhamos aqui no Hospital. Sabemos que a saúde é uma questão de prioridade e, quanto menor o tempo de espera entre a indicação e a realização do procedimento, melhor. Nós estamos trabalhando para agilizar essa ação”, destacou o secretário de saúde, André Lima.
Além das demandas decorrentes de problemas de saúde, o Hospital também está realizando cirurgias de Vasectomia em parceria com o Programa de Planejamento Familiar do Ministério da Saúde. Para ter acesso, o paciente deve passar por consulta na Policlínica ou no próprio Hospital, onde será avaliado e, de acordo com a necessidade, encaminhado para a realização do procedimento.
Calendário de cirurgias – As cirurgias realizadas no HMMPAB são fruto de encaminhamentos da rede municipal de saúde, desde as Unidades de Saúde da Família (USF) até a Policlínica.
Às segundas, são realizados exames de Endoscopia. Nas terças, é a vez de pequenas cirurgias de Ginecologia, Proctologia e Urologia. Às quartas, o Hospital realiza cirurgias Pediátricas, Gerais e, também, de Urologia e Proctologia. Nas quintas, são atendidos os pacientes que irão se submeter a pequenas cirurgias bucomaxilar e às cirurgias ortopédicas. Por fim, toda sexta-feira são realizadas cirurgias Ginecológicas e Gerais.