22/10/2020 - 11:13

Anísio Maia defende descentralização da cultura e paridade de verbas para artistas nacionais e cultura local



A construção de uma biblioteca e um teatro municipais, a descentralização de eventos e apresentações culturais, construção de um calendário de eventos culturais e a paridade de recursos para atrações nacionais e o mesmo montante destinado à cultura local foram alguns das propostas que o candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Anísio Maia, apresentou nesta quarta-feira (21) em uma live com a cantora e compositora, Myra Maya, na rede social Instagram.

Anísio Maia destacou que o fomento à produção cultural e o acesso à cultura serão marcas de sua gestão. “A ação da Prefeitura de João Pessoa tem sido incipiente. Uma cidade como João Pessoa não ter uma biblioteca municipal e um teatro municipal é um absurdo. Nós vamos descentralizar o acesso à produção cultural para que ela chegue aos bairros e as pessoas que têm dificuldade de acessar a cultura consiga ocupando praças, anfiteatros e outros espaços públicos sem utilização adequada. A cultura deve ser universal”, afirmou.

Outra proposta defendida por Anísio Maia é o planejamento e consolidação de um calendário cultural de eventos que insira João Pessoa no destino turístico nacional nesse segmento. Para isso, ele destaca que é preciso planejar pensando nos próximos 10 anos. “Nós temos que ter um calendário de eventos para uma década. Para uma agência incorporar eventos nos pacotes isso não é feito em dois meses. Precisa ter um planejamento com todas as interligações que a atividade turística requer”, disse. Anísio defende que turismo, cultura e sustentabilidade tenham ações intersetorializadas e complementares.

Outra proposta de Anísio Maia é que haja paridade entre o montante das verbas destinadas às atrações nacionais e a cultura local, que resultará também em maior injeção de recursos públicos na própria cidade. “Nós defendemos que o mesmo montante destinado a artistas locais seja destinado o mesmo montante para a cultura local”, disse. A live está disponível no Instagram da artista Myra Maya no endereço: https://www.instagram.com/tv/CGn5hs1JDAk/.

Assessoria