25/02/2020 - 12:06

Amigos, familiares, políticos e intelectuais se despendem de Marcus Odilon



Às 09h00 de hoje, amigos e familiares se despediram do ex-prefeito e ex-deputado Marcus Oilon Ribeiro Coutinho, quando saíram em direção a Santa Rita, onde ele foi sepultadopor por volta do meio dia, no cemitério São José de Arimateia, no bairro Tibiri II. Ele faleceu na madrugada de ontem (25), em hospital de João Pessoa, de complicações intestinais, e sofria,, a há décadas, de grave diabetes.


Os políticos presentes ao velório, que se realizou na central de velórios Morada da Paz, entre os bairros Torre e Jaguaribe, foram unanimes em ressaltarem a identificação de Marcus Odilon com a população de Santa Rita, notadamente, com as camadas mais carentes e também destacaram o conjunto das obras sociais que ele desenvolveu, ao longo de quatro mandatos de prefeito. Entre essas obras eles destacaram, principalmente, a construção das agrovilas que se espalham por várias localidades do município, que foram denominadasde "lânidias", pelo próprio Marcus. e que, em seguida  , passaram a grandeser assim chamadas pela própria poopulação.


Além de quatro vezes prefeito de Santa Rita, ele também foi por duas vezes prefeito do município de Juarez Távora, onde também prestou grandes serviços à população, segundo o ex-prefeito Netinho de Várzea Nova, presente, tanto ao velório, como ao enterro, juntamente com líderes como Josa de Nezinho e Zé Paulo, empresário e ex-deputado estadual.
 
Além destes, registrou-se, ainda, a presença, no velório, do deputado licenciado João Gonçalves. O segmento cultural da Paraíba esteve representado, nas exéquias, pelo historiador José Otávio de Arruda Melo. Para ele, Marcus Odilon foi uma grande afirmação de dedicação e vida. 


Familiares de um dos grandes amigos do falecido, o ex-vereador Elisio Pereira de Paiva, in memoriam, também foram dar o último adeus ao ex-prefeito de Santa Rita, a exemplo, dos filhosEdnaldo Pereira de Paivae Maria Luiza de Paiva Albuquerque,e da neta Eisiana de Albuquerque Nobre. Marcus Odilon deixa viúva a senhora Ana Lúcia Ribeiro Coutinho e dois filhos: Luciana Almeida Ribeiro Coutnho e Flaviano Quinto, empresário e ex-deputado estadual. Ele também foi deputado estadual e candidato a prefeito de João Pessoa (1985) e escreveu quase 20 lvros, contribuindo para a historiografia política e literária.