17/10/2020 - 08:30

47,8% da produção agropecuária da Paraíba vêm da agricultura familiar e Empreenderama debaterá empreendedorismo rural



Na Paraíba, dados do IBGE indicaram que 47,8% da produção agropecuária vêm da agricultura familiar. O índice paraibano está bem acima do nacional, em que esse tipo de produção corresponde a 22,8% do total produzido no país. No Dia da Agricultura (17 de outubro), o presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB), destacou a necessidade de investir e estimular o Empreendedorismo Rural, como forma de gerar emprego e renda e fazer com que as pessoas não precisem migrar do campo para centros urbanos.

O parlamentar contou que este tema será abordado durante a II Semana Estadual do Empreendedorismo (Empreenderama), que será realizada em novembro, de forma remota, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. “A agricultura familiar é uma importante atividade, geradora de emprego e renda e precisamos desenvolver cada vez mais a visão empreendedora nesses trabalhadores, pois ela vai propiciar aumento de renda e ampliação da geração de empregos”, destacou.

Ainda segundo a pesquisa do IBGE, essa modalidade agrícola é a ocupação de 73,4% dos trabalhadores rurais na Paraíba. Nacionalmente, estima-se que 80% da mão de obra no campo encontra-se nessa modalidade. O que proporciona a fixação do homem do campo no campo, empregando assim cerca de cinco milhões de família.

Atualmente, 75% dos alimentos agrícolas são produzidos pela agricultura familiar, conforme relatório da FAO. A agricultura familiar é responsável pela maioria dos alimentos que chegam à mesa da população, como o leite (58%), a mandioca (83%) e o feijão (70%), como reforça a ONU sobre a importância da agricultura familiar.