22/05/2020 - 13:38

Weintraub adia prazo de inscrição do Enem para 23h59 de quarta-feira, 27 de maio



O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta sexta-feira (22) que o prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi adiado até 23h59 de quarta-feira, 27 de maio. A princípio, pelo cronograma inicial, o processo terminaria às 23h59 desta sexta.
 

"Decidimos prorrogar o prazo das inscrições do Enem até 23h59 de quarta-feira, 27 de maio. Os boletos da taxa da prova poderão ser pagos até 28/05. Os candidatos devem ficar atentos à confirmação da inscrição na Página do Participante, do @inep_oficial", afirmou Weintraub, em uma rede social.
 
As datas de realização do exame, marcado inicialmente para novembro, também serão adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus. Uma enquete com os participantes deverá definir quais serão os dias.
 

Problemas na inscrição
 
Nesta sexta, candidatos do Enem relataram os seguintes problemas durante o processo de inscrição:
 

a tela trava em uma das etapas,
o boleto bancário não é gerado
ou, mesmo mais de uma semana após pagarem a taxa, a participação não é confirmada.
 
Abaixo, confira os detalhes de cada uma das queixas e o posicionamento Inep em relação a cada uma delas.
 

Pagamento não é confirmado
 
Candidatos afirmam que pagaram o boleto da taxa de inscrição há mais de uma semana, mas ainda não receberam o aviso de confirmação.

 

Veja o passo a passo para se inscrever
 
Segundo eles, na página do participante, o status ainda é de pagamento pendente.
Em resposta ao G1, o Inep afirma que "os boletos que foram pagos estão em processamento no sistema" e que "os participantes receberão a confirmação até o dia 28 de maio".

Globo.com