01/09/2018 - 08:23

Lucas defende descentralização dos serviços de saúde para melhorar assistência aos cidadãos



A descentralização dos serviços de saúde na Paraíba é uma das bandeiras defendidas pelo vereador Lucas de Brito (PV) para melhorar o atendimento aos cidadãos que necessitam dos cuidados do Sistema Único de Saúde (SUS). Na avaliação do parlamentar, o município de João Pessoa sofre de uma sobrecarga de atendimentos em virtude da falta de especialidade e até de leitos nas demais cidades do Estado.
Lucas avalia que o investimento em novas unidades de saúde, com mais diversidade em especialidades médicas, poderia ajudar a diminuir o problema. “As pessoas precisam sair de suas casas, muitas vezes de locais distantes, para garantir o atendimento mínimo na Capital. É uma situação que expõe cidadão já fragilizado e prejudica a boa gestão dessas unidades de saúde”, disse.
O parlamentar frisou ainda que, no Brasil, faltam leitos para atendimento a todos os pacientes. De acordo com a Associação Nacional de Hospitais Privados, o país tem 2,3 leitos por mil habitantes, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é entre 3 e 5. “Na Paraíba não é diferente. Os leitos são insuficientes para atender à demanda e a maior parte está concentrada nas grandes cidades, forçando as pessoas a viajar em busca de atendimento adequado”, lamentou.
Na visão do vereador, que colocou seu nome para a disputa à Assembleia Legislativa da Paraíba nas próximas eleições, é necessário descentralizar os serviços e investir em locais que possam acolher a demanda dos paraibanos. “É isso que vamos defender na condição de deputado estadual, para que os cidadãos, especialmente os menos favorecidos, possam ter um atendimento digno na área da Saúde”.