Joo Pessoa, 22 de Junho 2018

Colunista

Judivan Gomes

Jornalista, formado pela UFPB. Comentarista Repórter do Programa Tony Show da rádio 100.5 a FM Líder.

Todos artigos [+]



Unificação de eleições é casuísmo

Sempre fui a favor da unificação das eleições no Brasil. Penso que a realização de um  processo eleitoral de  dois em  dois anos,  além de ficar muito caro para o povo brasileiro custear acaba por prejudicar a execução das ações de natureza administrativa porque é saindo  de uma eleição e já, praticamente, entrando em outra.  

Dessa forma, os gestores ficam mais focados nos assuntos de cunho eminentemente político, ou  seja, o palanque eleitoral nunca consegue ser completamente desmontado  e acaba por gerar prejuízos    para o cidadão principalmente o mais humildade  que precisa de uma intervenção mais urgente do poder público.

Agora, o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia  (DEM-RJ), encaminhar  uma PEC nesse sentido para análise em uma comissão especial praticamente do nada,  deixa-nos a entender que se trata  mais de um artifício para atender a vontade do presidente Michel Temer (  PMDB) que ganharia mais dois anos de mandato do que para assistir  aos anseios da sociedade.

Só para lembrar, essa matéria se encontra na Câmara dos Deputados desde o ano de 2003. São quatorze anos de espera e ninguém se quer teve  o interesse de colocá-la  para ser debatida. Exatamente,  agora,  quando todos já sabemos que o atual  presidente não pretende disputar a reeleição fica bem muito sintomático essa proposta vir à tona.

Sou favorável a unificação das eleições, do fim do instituto da reeleição e de outras medidas mais que  possam melhorar o nosso processo eleitoral e o resgate da credibilidade da nossa classe política. Só  não posso concordar com a forma  como o assunto está sendo conduzido. Não passa de um profundo casuísmo.    

 

 

              

                         .                                                                                                                   

Comentários